1. A teologia reformada celebra a glória de Deus.
O coração e a alma da teologia reformada é a glória do Deus Trino (Salmos 96:3; João 17:1). Por esse motivo, costuma ser chamado de teologia “centrada em Deus”. B. B. Warfield disse: “O calvinista, em uma palavra, é o homem que vê Deus. . . Deus na natureza, Deus na história, Deus na graça. Em todos os lugares em que ele vê Deus em seus passos, em todos os lugares em que sente o trabalho de seu braço poderoso, ou o pulsar de seu poderoso coração”. Uma magnífica obsessão do cristianismo reformado e, de fato, o próprio propósito para o qual a humanidade existe, é "glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre", como diz o Catecismo mais breve de Westminster.
2. A teologia reformada usa a lógica, mas assume sua posição na Bíblia.
Devemos usar uma lógica para nos comunicar de forma clara e coerente. Caso contrário, falamos em enigmas vazios que escurecem a mente das pessoas em vez de trazer luz. No entanto, a sabedoria humana não pode levar a Deus (1 Coríntios 1:21). Deus é muito maior do que nós, e seus caminhos, muito mais alto que os nossos, que só podemos conhecê-lo como Ele se dá a conhecer na sua Palavra (Isaías 55: 6-11). Portanto, a Teologia Reformada constrói todas as suas doutrinas sobre o estudo e interpretação da Bíblia, a Palavra escrita de Deus (Isaías 8:20). John Owen disse: “O estudante de teologia deve demonstrar por sua vida a autoridade absoluta das Escrituras e mostrar-se devotadamente submetido a sua própria vontade e julgar pela autoridade da Bíblia em todos os assuntos”.
Deus é tão maior do que nós, e os seus caminhos tão superiores aos nossos, que só podemos conhecê-lo verdadeiramente como Ele se dá a conhecer na sua Palavra.
3. A teologia reformada nos ajuda a entender e aplicar todas as Escrituras.
Na exegese reformada e na hermenêutica, o contexto é rei. O maior contexto é o que toda a Bíblia ensina sobre o tópico particular em mãos. Uma vez que toda a Escritura é inspirada ou "expirada" por Deus (2 Timóteo. 3:16), a Bíblia apresenta uma mensagem coerente sobre cada ponto da sua doutrina e ética. A teologia reformada nos ajuda fornecendo uma apresentação sistemática da verdade bíblica para que possamos interpretar a Escritura com a Escritura ("a analogia da Escritura"). A Confissão de Fé de Westminster diz: "A regra infalível de interpretação da Escritura é a própria Escritura: e, portanto, quando há uma questão sobre o verdadeiro e pleno sentido de qualquer Escritura (que não é uma variedade, mas um), deve ser pesquisado e conhecido por outros lugares que falam mais claramente."
4. A teologia reformada é histórica e confessional.
A tradição pode ser a maldição ou a bênção da igreja. A tradição fere a igreja quando a elevamos à autoridade divina (Mateus 15:6-9), mas ajuda a igreja quando cada geração recebe, examina e passa adiante o que nossos predecessores aprenderam da palavra profética e apostólica (2 Timóteo 2:2). A inovação pode ser muito útil para a tecnologia, mas na doutrina cristã devemos buscar os "velhos caminhos" (Jeremias 6:16) a fim de nos apegarmos "à fé que uma vez foi entregue aos santos" (Judas 3). A teologia reformada informa nossa fé com padrões doutrinários cristãos centenários, como a Confissão Belga, o Catecismo de Heidelberg, os Cânones de Dort, a Confissão de Westminster e Catecismos, e a Segunda Confissão Batista de Londres.
5. A teologia reformada é fiel à antiga ortodoxia católica.
A teologia reformada não se afasta da nossa antiga herança cristã, mas afirma as doutrinas católicas e ortodoxas de Deus e de Cristo que formam a espinha dorsal da grande tradição confessional do cristianismo mundial. Embora os Reformadores tenham sido excomungados pela Igreja Católica Romana, eles não descartaram a fé trinitária dos Concílios de Nicéia, Constantinopla, Éfeso e Calcedônia. Eles afirmaram as doutrinas de que Deus é três pessoas em uma natureza divina (Mateus 3:16-17; 28:19), e que Deus o Filho tomou uma natureza verdadeiramente humana sem deixar de ser plenamente Deus - duas naturezas em uma pessoa encarnada (João 1:1-14). Teólogos reformados têm provado ser ardentes defensores das doutrinas ortodoxas de Deus e de Cristo contra heresias antigas e novas porque essas doutrinas são reveladas na Palavra de Deus.
6. A teologia reformada exalta Jesus Cristo como nosso único mediador.
Cristo é tudo para os crentes (Colossenses 3:11). Como Escrituras Sagradas nos ensinam a “considerar tudo como perda, comparadas com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus” (Filipenses 3: 8). Observamos anteriormente que a teologia reformada é centrada em Deus; aqui esclarecemos que ela está centrada no Deus que vem até nós através do único Mediador, Jesus Cristo. Os puritanos descreveram o evangelho como a maior história de amor já contada - uma união celestial do Pai de seu Filho perfeito com sua noiva caída e pecaminosa, uma igreja. Eles traçaram com detalhes brilhantes seu ofício de mediador como Profeta, Sacerdote e Rei do seu povo. O conhecimento de Cristo é um tópico de glória incomensurável, “como riquezas insondáveis de Cristo” (Efésios 3: 8). John Flavel disse: "O estudo de Jesus Cristo é o assunto mais nobre em que uma alma já se gastou. . . O coração de Deus está aberto aos homens em Cristo".
7. A teologia reformada apresenta uma visão abrangente do mundo - mais de cinco pontos.
Quando as pessoas perguntam: “O que é uma teologia reformada?” eles freqüentemente recebem uma resposta expressa em termos de “cinco pontos do calvinismo”, como doutrinas de depravação total humana, eleição divina incondicional, morte de Cristo para os eleitos, soberania de Deus em salvá-las e sua perseverança final em graça para a vida eterna e glória. Ou eles podem ouvir os cinco solas (em latim, para “somente”): permanecendo somente nas Escrituras, somos salvos somente pela graça, somente pela fé, somente em Cristo, para a glória de Deus somente.
No entanto, uma pesquisa de um catecismo reformado ou teologia sistemática mostra que há muito mais na teologia reformada do que a doutrina da salvação. A teologia reformada também inclui as doutrinas bíblicas do Ser eterno Deus e as obras da criação, providência e governo; da origem da humanidade, nossa natureza, nossa queda no pecado e suas conseqüências; da pessoa gloriosa de Cristo, naturezas, ofícios, encarnação, sofrimentos e morte, e a glória que se seguiu; do Espírito e sua obra na criação e redenção; da igreja, sua constituição, missão e ordenação; a experiência de graça do cristão, sua vida de serviço agradecido em obediência à lei de Deus e o ministério da oração; e finalmente, como coisas gloriosas que ainda estão por vir quando Deus realizar toda a sua santa vontade. A teologia reformada é uma proclamação de "todo o conselho de Deus" (Atos 20:27) na medida em que Deus o revelou para nós (Deuteronômio 29:29).
8. A teologia reformada respira um espírito de piedade prática.
O ensino centrado em Deus nos chama para uma vida centrada em Deus. A Palavra tem como objetivo incluir a sabedoria da Palavra de Deus através da fé em Cristo (2 Timóteo 3:15), e o princípio da sabedoria é o temor do Senhor (Provérbios 9:10). Embora seja possível fazer teologia de uma forma espiritualmente árida, meramente intelectual, a Teologia Reformada tem historicamente visado o mesmo que Paulo tinha em seu ensinamento:: “amor que provê um coração puro, uma boa consciência e uma fé sincera” ( 1 Timóteo 1: 5). Os teólogos reformados falam frequentemente de "piedade" como sinônimo de "verdadeira religião". João Calvino disse: “Na verdade, não diremos que, falando corretamente, Deus é conhecido onde não há religião ou piedade. . . Eu chamo de 'piedade' essa reverência unida ao amor de Deus que o conhecimento dos seus benefícios induz". Embora a teologia reformada possa ser ensinada em um alto nível acadêmico, ela pretende expor o conhecimento de Deus em uma tal condição que as crianças possam praticar em casa, e os adultos, nos seus ofícios (Colossenses 3:20-25). Gisbertus Voetius, um renomado professor de teologia reformada, regularmente deu seu tempo para catequizar órfãos. Os puritanos ingleses encorajaram as pessoas com não mais do que uma educação básica para ter devoções familiares para que a Palavra de Deus permeasse toda a vida (Deuteronômio 6:7). Os homens de Old Princeton sustentavam que "a verdade é para o bem."
9. A teologia reformada promove evangelismo e missões.
Uma doutrina reformada foi apreciada por alguns dos maiores evangelistas de todos os tempos, como George Whitefield e Jonathan Edwards. A expansão missionária da igreja veio como resposta de Deus às orações das igrejas Reformadas e Presbiterianas, ensinadas pelo Diretório de Westminster para o culto público a Deus, para interceder pela “propagação do evangelho e reino de Cristo em todas as nações”. A teologia reformada é uma cosmovisão do otimismo missionário, porque Cristo certamente salvará todos os que o Pai lhes deu, todos as ovelhas pelas quais Ele morreu, ao ouvirem a sua voz chamando-as no evangelho (João 6:37-39; 10:11-16; 26-29). Esse otimismo reformado levou William Carey a dizer que devemos esperar grandes coisas e tentar grandes coisas em nossos esforços missionários.Além disso, a perspectiva centrada em Deus do Cristianismo Reformado oferece o mais alto motivo que pode sustentar um evangelista ou missionário: "por amor do seu nome eles saíram" (3 João 7).
10. A teologia reformada sustenta a pregação fiel e evoca louvor contínua.
Os reformadores e puritanos teologizam na sua pregações e pregaram a sua teologia. Os reformadores e os puritanos seguiram a sugestão de pregadores como Paulo: “Eu cri, portanto, falei” (2 Coríntios 4:13). Este não foi meramente um método que eles abraçaram, mas o fruto de seu encontro com o Deus vivo através das verdades de sua Palavra. Como Paulo, eles pregavam a Palavra de Deus como na presença de Deus (2 Corintios 2:17; 2 Timóteo 4:1-2). E, como Paulo, sua teologia transbordava em ardente doxologia (Efésios 1:3-14). Assim, a teologia reformada é uma grande afirmação de que "dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente" (Romanos 11:36). Wilhelmus à Brakel disse: "Deus possui dentro de Si toda a glória e merecimento para ser servido," e, portanto, a verdadeira piedade é "viver para Deus em todos os momentos e em todas as coisas com tudo o que Ele é e é capaz de realizar," pois "Ele é Deus e em razão de Sua natureza, isto é Seu merecimento".
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